sexta-feira, 7 de outubro de 2016

O Uso de bebidas álcoolicas na adolescencia


Quando o assunto é álcool, 62% dos jovens afirmaram ter bebido pelo menos uma vez. Entre os maiores de 17 anos, o índice chega a 84%. A maioria começou entre 11 e 15 anos.
Além da curiosidade, consumir este tipo de substância como manifestação de independência, ansiedade e depressão são alguns possíveis fatores para iniciar o consumo.

No Brasil, causa grande preocupação o fato de os jovens começarem a beber cada vez mais cedo e as meninas, a beber tanto ou mais que os meninos. Pior, ainda, é que certamente parte deles conviverá com a dependência do álcool no futuro e em muitos casos o uso de bebidas alcoólicas começa em casa por influência dos pais, e acaba se tornando costume beber aos finais de semana, tanto em casa como em festas.

O álcool pode trazer vários problemas de saúde, como gastrite, úlcera, hepatite alcoólica, cirrose, câncer no fígado, anemia, alterações de coagulação sanguínea, aumento da pressão arterial, problemas cardiovasculares, alterações na menstruação e outras complicações.
 
 
Não se pode esquecer de que, em qualquer quantidade, o álcool é uma substância tóxica e que o metabolismo das pessoas mais jovens faz com que seus efeitos sejam potencializados e também de que ele é responsável pelo aumento do número de acidentes e atos de violência, muitos deles terminam em mortes ou a pessoa fica em cadeira de rodas o resto da vida como consequência do uso abusivo do álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário